top of page

                      Samuel Lercher Trio - Épilogue

 

O Trio de Samuel Lercher propõe um repertório de temas originais que fazem a ponte entre as diferentes influências do seu líder: Jazz e Música Clássica o todo destilado com um bom toque de Groove. A secção rítmica composta pelos talentosos André Rosinha no Contrabaixo e Marcelo Araújo na Bateria traz profundidade, subtileza e energia aos temas expressivos de Samuel Lercher. Este pianista francês residente em Portugal lançou o seu trio em Fevereiro de 2014 na Fábrica do Braço de Prata. Depois de quase um ano de concertos, os três músicos foram para o estúdio Atlântico Blue gravar o disco Épilogue. O primeiro disco do Samuel Lercher Trio é uma viagem musical autobiográfica com um som pessoal, temas cinematográficos e uma energia contagiante.   

,

        Samuel Lercher 4tet Featuring Géraldine Laurent

 

 

Depois de lançar um primeiro disco em trio (Épilogue, Sintoma 2015) que foi muito bem recebido pela crítica, o pianista francês Samuel Lercher passa ao formato Quartet. Para o efeito juntou-se a dois talentos da cena francesa, a explosiva Géraldine Laurent no sax alto e o experiente Christophe Marguet na bateria, e conta com o seu contrabaixista de eleição, André Rosinha. Baseado num repertório de temas originais, a música do Samuel Lercher Quartet destaca-se pela sua energia, partilha e frescura. O grupo estreiou-se no mítico clube de Jazz parisiense Sunside.  

 

 

                  As Canções do Cinema Francês

 

Vânia Fernandes e o Samuel Lercher Trio trazem um programa em torno de algumas das mais famosas e conceituadas obras do cinema francês: O Fabuloso Destino de Amélie, de Jean-Pierre Jeunet, 8 Mulheres, de François Ozon, Os Guarda-Chuvas do Amor, de Jacques Demy, Jules e Jim, de François Truffaut, La Vie en Rose, de Olivier Dahan, e ainda As Portas da Noite, de Marcel Carné. 

É a esse universo que o concerto da Vânia Fernandes e do Samuel Lercher Trio nos leva, dando a estas canções do cinema do francês uma dimensão jazzística à imagem do tema Les Feuilles Mortes, que foi interpretado por grandes músicos de jazz como Miles Davis, Nat King Cole ou ainda Chet Baker.

“As Canções do Cinema Francês” estreiou no CCB durante à edição 2015 dos Dias da Música. 

 

 

 

 

                                          FAUKSA 4TET

 

O Fauksa Quartet é constituido por 4 músicos de Jazz franceses e estreou-se no Festival Mines de Jazz em Abril de 2015. Amigos e parceiros de longa data, o saxofonista Hamza Touré,o contrabaixista Freddy Blondeau e o pianista Samuel Lercher, juntaram-se a um dos melhores bateristas de jazz da cena francesa: Christophe Marguet. O Quartet criou um repertório de temas originais, verdadeira viagem musical feita de partilha, poesia e energia.

 

bottom of page